Como parte do projeto institucional Diversos 22, a exposição Margens de 22: Presenças Populares, realizada no Sesc Carmo, contempla experiências de artistas e movimentos que ocorreram em paralelo à Semana de Arte Moderna, mas que não obtiveram a mesma visibilidade daqueles que estiveram no Theatro Municipal.

A exposição se propõe a apresentar o conceito de “modernidade” a partir de nove núcleos, refletindo sobre os desafios da vida urbana da capital. Com curadoria de Joice Berth, Alexandre Araújo Bispo e Tadeu Kaçula, a mostra analisa quais e quem foram os agitadores culturais de relevância para a composição da vida cultural da metrópole, trazendo luz para temas como a cultura infantil, a maternidade negra, os lugares de importância destes personagens e para a própria navegação da cidade, a fé e os festejos e também os trabalhadores e trabalhadoras que tanto contribuíram para a construção da identidade paulistana.

A exposição, em cartaz de 28 de outubro de 2022 a 24 de fevereiro de 2023, é composta por obras diversas, desde pinturas até reproduções de fantasias carnavalescas e explora acervos desconhecidos, como é o caso de documentos e registros da imprensa negra. Conta também com obras de Renata Felinto, Vincenzo Pastore, Anita Malfatti, entre outros.

Agendamento com grupos de até 20 pessoas

Alexandre Araújo Bispo é Antropólogo, crítico de arte, curador e educador independente. Pesquisa práticas de m emória com foco em fotografia amadora, fotografia de família, cultura visual e arquivos pessoais; artes visuais com ênfase em poéticas afro-brasileiras e imaginários urbanos. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte; Pesquisador do Coletivo ASA – Artes, Saberes, Antropologia; membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFSB.

Joice Berth é Arquiteta e urbanista, psicanalista em formação, escritora, assessora política e colunista, co-curadora da exposição Casa Carioca do Museu de Arte do Rio, jurada do Prêmio de Arquitetura do Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel/ IAB e do Prêmio Marie Claire/Avon para práticas contra a violência doméstica.

Tadeu Kaçula é Sambista, Sociólogo, Pesquisador e Escritor. Mestre e doutorando em mudança social e participação política pela Universidade de São Paulo, especialista em cultura afro diaspórica e patrimônio artístico-cultural afro paulistano.

Segunda a Sexta

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h