Aula 1
Introdução: Breve história do movimento feminista e suas “Ondas”, e sua correlação com a produção artística pós Segunda Guerra, com ênfase no contexto norte-americano e brasileiro

Aula 2
A exposição Histórias das mulheres: artistas até 1900, que esteve em cartaz no MASP, em 2019. Trajetórias que desmentem o senso comum e os percalços das artistas ao longo da história; as questões que se colocam em exposições com este recorte

Aula 3
Marie Laurencin e o modernismo francês. O “feminino” mobilizado pela artista e pela recepção crítica de sua obra; intersecções entre gênero, raça e identidade nacional

Aula 4
As questões feministas na arte brasileira contemporânea (década de 80 do século XX em diante, a Primavera Feminista, e o “levante” conservador)

Sobre as educadoras:

Talita Trizoli
Pós-doutoranda no IEB-USP, Trizoli é professora, curadora e pesquisadora de arte e feminismo no Brasil, com ênfase nos anos de 1960 e 1970. Possui um doutorado pela FE-USP sobre o panorama de atuação de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70, e um mestrado pelo MAC-USP sobre a trajetória artística da artista brasileira Regina Vater, sob uma ótica feminista. Tem realizado pesquisas sobre crítica de arte e mulheres no Brasil.

Mariana Leme é curadora e pesquisadora, interessada no cruzamento entre branquitude, colonialidade e cultura visual. É bacharel em Artes Visuais e mestre em História da Arte, ambos pela USP. Atuou como curadora assistente no MASP (2015-2019), curadora residente na Casa Tato (2021-2022) e assistente editorial da 34a Bienal de São Paulo (2021). Seus textos e traduções foram publicados nos periódicos Terremoto, seLecT, Revista de História da Arte e da Cultura, Tonel, Journal of Curatorial Studies e Revista Rosa.