No intuito de homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos, que teve papel fundamental na Semana de 22 e nos desdobramentos do modernismo, foram convidados artistas da produção contemporânea da dança, para a criação de experimentos cênicos que possuem como ponto de partida as Bachianas Brasileiras. Aqui apresentamos os solos brasileiros de Beatriz Sano e Ivan Bernardelli, que foram provocados a mergulhar no universo do modernismo e de suas reverberações para que, a partir das inquietações que movem a dança de cada um.

Coreografias:
BAQUIANA nº 1 – Com Ivan Bernardelli
TUDO DE NOVO – Com Beatriz Sano

BAQUIANA nº 1 – Com Ivan Bernardelli
Criaturas mágicas se juntam ao bailarino Ivan Bernardelli e ao coletivo Hamsá Trio para interpretar os três movimentos da Bachiana nº 1, famosa composição de Villa Lobos: embolada (introdução), modinha (prelúdio) e conversa (fuga). A música dispara todas as relações no trabalho, num diálogo íntimo em que os violoncelos se desdobram em passos, percursos, temas e composições a partir de movimentos das danças tradicionais e populares brasileiras.

Ficha técnica:
direção, coreografia e interpretação: Ivan Bernardelli
Confecção de bonecos: Ivan Bernardelli
Intervenções musicais: André Papi
Instalação arte-mídia, iluminação e sonoplastia: Hamsá Trio (Alexandre Villares, Sandra Rocha e André Papi)
Produção: Cia. Dual

TUDO DE NOVO
com Beatriz Sano
Tudo de novo parte da frase de Oswald de Andrade, “Vamos comer tudo de novo” escrito posteriormente à Semana, na Revista Antropofagia (1929). O recorte foi mote para a reflexão de não apenas repetir, mas fazer do caminho anterior uma outra experiência.

Ficha técnica:
Concepção e dança: Beatriz Sano
Adaptação sonora: Chico Leibholz
Colaboração artística: Eduardo Fukushima e Júlia Rocha
Compartilhamento de processo: Allysson Amaral
Desenho de luz: Gabriela Luiza
Desenho do flyer: Giu Nishiyama
Registro em video: Paula Ramos
Edição do teaser: Gabriela Luiza
Fotos: Dany Satiko