Bate-papo com os autores Mauricio Trindade e Thiago Gil, com mediação de Pascoal da Conceição.

Encontro seguido de sessão de autógrafos dos livros: Mário de Andrade, epicentro: Correspondência e sociabilidade no Grupo dos Cinco.
Autor: Maurício Trindade – Edições Sesc.

Por meio da análise da correspondência entre Mário de Andrade e o Grupo dos Cinco (Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti), o livro busca ampliar a compreensão da centralidade de Mário de Andrade na constituição do modernismo brasileiro, e seu papel de influenciador e fomentador da arte e da cultura nacionais.
Para tanto, traz informações consistentes sobre cada integrante do Grupo dos Cinco e faz uma reconstrução dos anos de formação de Mário de Andrade e sua aproximação com os jovens modernistas, explorando principalmente os diálogos e tensões entre eles.?

Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (1915-1945) Autor: Thiago Gil de Oliveira Virava? – Edições Sesc

A obra investiga as artes visuais na experiência intelectual e criativa do poeta e escritor modernista Oswald de Andrade (1890-1954). São analisados não apenas seus textos sobre arte, mas também a presença das artes visuais nos livros de poesia Pau Brasil (1925) e Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927), assim como nos romances “Os condenados (1922-1934)” e “Marco zero (1943-1945)”.

Também são discutidas as relações do escritor com artistas brasileiros e estrangeiros, além de sua participação em situações importantes das artes visuais no país, como a Semana de Arte Moderna.?

Mauricio Trindade da Silva é graduado, licenciado, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Desde 2005 trabalha no Serviço Social do Comércio em São Paulo (Sesc SP), atualmente ocupando o cargo de gerente adjunto no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Thiago Gil é mestre e doutor em Artes Visuais pela ECA-USP na linha de pesquisa Teoria, História e Crítica de Arte, coordenou o ciclo de encontros “História(s) da Arte no Brasil”, junto à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi colaborador da Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural e atualmente é Coordenador de Pesquisa e Difusão na Fundação Bienal de São Paulo.?

Pascoal da Conceição é ator, dublador, produtor teatral e diretor.
Seus papéis mais conhecidos são o Dr. Abobrinha na série infantil Castelo Rá-Tim-Bum, na TV Cultura, e Mário de Andrade na minissérie Um só coração (TV Globo). Foi aluno da EAD – Escola de Arte Dramática da USP e se profissionalizou em meados dos anos 1980. Foi um dos fundadores do Grupo Dragão 7, no qual atuou, dirigiu e produziu diversos espetáculos. No Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, atuou nos espetáculos Ham-let, As bacantes, Mistérios gozozos, Pra dar um fim no juízo de Deus e Taniko. Trabalhou com Bibi Ferreira e Carlos Alberto Soffredini, entre outros diretores. Em 2021, estreou sua peça Mário de Andrade desce aos infernos.

Veja a programação completa em sescsp.org.br/flirp