O ciclo toma emprestado o título de uma obra publicada quatro décadas atrás pela crítica literária Flora Sussekind que pretendia problematizar a própria ideia de uma identidade nacional como homogênea e indiscutível.

As mesas, que tratam sobretudo obras realizadas hoje por nomes das mais diferentes origens e trajetórias, vão recuperar o pensamento sobre literatura no decorrer dos dois últimos séculos.

Mesa 1- O sol da liberdade O primeiro debate do ciclo Tal Brasil, Qual Romance vai girar em torno das linhas de força da poesia e do romance brasileiros na cena contemporânea - o novo pensamento crítico e a produção atual.
Com Edmilson de Almeida Pereira, Flora Sussekind e Heloisa Starling.

Mesa 2 - Dias de luta Nesta segunda conversa do ciclo Tal Brasil, Qual Romance abordamos a literatura que trata de lutas políticas -os movimentos antirracista e feminista, o enfrentamento das ditaduras, a redemocratização e a construção da cidadania.
Com Eliana Alves Cruz, Milton Hatoum e Tatiana Pequeno.

Mesa 3 - Verde bandeira A literatura que enfrenta o debate sobre meio ambiente no país é o eixo deste terceiro encontro do ciclo Tal Brasil, qual Romance. Na cena mais recente, cresce a produção artística e literária em diálogo com as questões da natureza e que recupera na modernidade do espaço urbano cosmovisões não ocidentais.
Com Naine Terena, Ignácio de Loyola Brandão e Ricardo Aleixo.

Mesa 4 - Retratos do Brasil No quarto encontro do ciclo Tal Brasil, Qual Romance, discute-se a renovação da produção biográfica a partir de personagens e enfoques antes poucos explorados da cena política e cultural.
Com Bianca Santana, Francesco Perrota Bosch e Mário Magalhães.

Mesa 5 - Mostra a tua cara O quinto encontro do ciclo Tal Brasil, Qual Romance propõe-se a ir além das narrativas canônicas que construíram uma identidade brasileira entre os séculos 19 e 20. O novo país que surge na produção atual mira a alteridade, trazendo ecos indígenas e quilombolas, o Brasil além do cenário urbano e que ultrapassa o discurso heteronormativo.
Com Amara Moira, Luiz Antonio Simas e Wlamyra Albuquerque.

Mesa 6 -No fio da navalha Para encerrar o ciclo Tal Brasil, qual Romance, o principal eixo da conversa é a violência que marca historicamente o país e é cenário de narrativas tanto no espaço urbano quanto no interior.
Com Edyr Augusto Proença, Bruno Ribeiro e Patricia Melo.