Este ciclo propõe um olhar renovado e compreensivo sobre o modernismo brasileiro a partir de estudos recentes. Em formato de mesas de debate, os 6 livros aqui propostos são apresentados por seus/suas autores/as e comentados por pesquisadores/as da área, num diálogo que almeja realçar e discutir: os flancos ousados ou inéditos de abordagem do objeto; os partidos teóricos e metodológicos; o enfoque analítico sobre obras e autores e as estratégias de consagração mobilizadas; os achados da pesquisa e as novas perspectivas críticas acerca da historiografia modernista e de artistas e suas produções, que permitem uma releitura do modernismo brasileiro.

Neste encontro, Maurício Trindade aborda seus estudos sobre Mário de Andrade. Pianista, musicólogo, poeta, romancista, historiador, crítico de arte, pesquisador e gestor cultural; Mário de Andrade poderia ser nosso autêntico renascentista, não fosse ele nosso modernista essencial. O autor de Macunaíma possui talentos que muitos brasileiros desconhecem - um verdadeiro polímata. Motor da Semana de Arte Moderna, movimento que contribuiu para renovar a arte e a cultura no Brasil, Mário de Andrade foi, como não poderia deixar de ser, figura central no chamado Grupo dos Cinco. Integrado por Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e o próprio Mário, o grupo se reunia na casa dele, na Barra Funda, em São Paulo. Mário de Andrade, epicentro analisa o papel de Mário nesse grupo vanguardista por meio de sua correspondência e de outros documentos.

Com enfoque sociológico, o autor desvela os pontos de vista e valores de Mário, suas contradições, suas paixões, seus afetos e, também, sua ampla atuação no contexto cultural dos anos 1920 a 1940.

Livro: Mário de Andrade, epicentro. Sociabilidade e correspondência no Grupo dos Cinco (Edições Sesc)
Autor: Mauricio Trindade da Silva (CPF Sesc) Comentadores: Ligia Ferreira (Unifesp) e Eduardo Jardim (Puc Rio).
Mediadora: Carolina Paes de Andrade (Sesc Vila Mariana).