Após a Independência, proclamada em 1822, artistas e intelectuais investiram na criação de uma memória oficial sobre a nação brasileira.

Em São Paulo, por exemplo, foi encomendada a pintura "Independência ou morte!" e no bairro do Ipiranga, foram construídos, em momentos distintos, o edifício que hoje é o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e o jardim entre eles.

Aula 01 - O passado brasileiro em obras Um palácio, um jardim e um monumento construídos às margens do Ipiranga para celebrar a Independência do Brasil. Quem os concebeu e os construiu? O que representam suas alegorias? Que significados culturais têm esses bens?

Aula 02 - Imaginar a Independência Além do célebre quadro Independência ou morte! de Pedro Américo, o Museu do Ipiranga formou uma importante coleção de arte que consagrou em nosso imaginário representações da Independência e de outros personagens e episódios do passado brasileiro.

Aula 03 - As várias faces do Museu do Ipiranga Para celebrar o centenário da Independência, o Museu do Ipiranga foi transformado em um museu histórico. Algumas de suas antigas coleções deram origem a outros museus. Outras deram forma a diferentes representações sobre a história de São Paulo e do Brasil.