O que significa procurar os vários Brasis em 2022? De 28 de junho a 7 de julho, o Sesc Pinheiros realiza o seminário “Brasis – Territórios Dissonantes”, com a proposta de revisitar e atualizar, de uma perspectiva crítica e provocativa, as narrativas em torno da construção de nossa identidade e os cruzamentos históricos entre dois eventos tão relevantes para o Brasil atual: os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e os duzentos anos da Declaração de Independência do Brasil. A programação é formada por mesas, conferências e intervenções artísticas e integra a ação em rede “Diversos 22: projetos, memórias, conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo.
PROGRAMAÇÃO – 7 DE JULHO 20h às 21h30 – ENCONTRO PALAVRA VIVA – UMA COMPLEXA DRAMATURGIA DOS AFETOS | LANÇAMENTO DO LIVRO “PALAVRA VIVA”
Com Dione Carlos, Leda Maria Martins, Valmir Santos | Mediação: Rodrigo Jerônimo.
A complexa dramaturgia de afetos na obra de Dione Carlos e o aquilombamento como tecnologia para publicação literária. Lançamento do livro Palavra Viva.
Dione Carlos é atriz, Dramaturga, roteirista e curadora, Dione Carlos cursou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como atriz por dois anos na Cia do ator Renato Borghi. Formada em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro. É responsável por cerca de quinze textos encenados por diversos grupos: Cia do Pássaro, Cia do Caminho Velho, Cia Livre, Coletivo Legítima Defesa, Cia Capulanas de Arte Negra, dentre outras.
Leda Maria Martins é poeta, ensaísta, dramaturga, professora. É doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG.
Rodrigo Jerônimo é ator, diretor e dramaturgo, fundador do Grupo dos Dez, companhia de teatro negro dedicada à pesquisa de espetáculos musicais brasileiros. Fundador e Coordenador artístico do Aquilombô – Fórum Permanente das Artes Negras e do Laboratório Editorial Aquilombô. Membro da Associação Campo das Vertentes, entidade dedicada a produção e de formação artística.
Sobre o projeto Diversos 22 Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evoca celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente. A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022.