O que significa procurar os vários Brasis em 2022? De 28 de junho a 7 de julho, o Sesc Pinheiros realiza o seminário “Brasis – Territórios Dissonantes”, com a proposta de revisitar e atualizar, de uma perspectiva crítica e provocativa, as narrativas em torno da construção de nossa identidade e os cruzamentos históricos entre dois eventos tão relevantes para o Brasil atual: os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e os duzentos anos da Declaração de Independência do Brasil. A programação é formada por mesas, conferências e intervenções artísticas e integra a ação em rede “Diversos 22: projetos, memórias, conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo.

PROGRAMAÇÃO – 5 DE JULHO 19h às 19h35 – Praça (térreo) – APRESENTAÇÃO: BOCAAAAAAA

Com Allysson Amaral Inspirado na obra musical, a Bachiana Brasileira n°7, o solo invoca o princípio dinâmico de Exú, Exú Enugbarijo – a boca coletiva (boca do mundo) que engole de um jeito para cuspir de forma transformada de outro – assim, evocando a máxima do corpo, o movimento, como um campo de possibilidades inventivas a partir do sim, da reinvenção, do tornar-se um outro, do vir a ser um outro. uma profanação da vida, uma ginga, uma esquiva, um rodopio, uma viração. o erro vira acerto e o acerto vira erro.

Allyson Amaral é artista da dança, intérprete, performer, ator e assistente de produção. Graduado em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2007) no Rio de Janeiro. Vive e trabalha em São Paulo desde 2011. “SlowSoul” (2019), sua primeira criação, estreou no 23º Cultura Inglesa Festival. As suas participações em trabalhos como intérprete, intérpretecriador e performer são em peças como “Pretoperitamar – O Caminho Vai Dar Aqui”, de Anelis Assumpção e Grace Passô; “Lobo”, de Carolina Bianchi; e “Fílon – O Teatro do Mundo”, de Kenia Dias e Ricardo Garcia.

20h às 21h30 – Teatro Paulo Autran – ENCONTRO: CORPO-TERRA E CONTRACOLONIALIDADE

Com Nego Bispo | Mediação: Sesc São Paulo.

A multiplicidade dos corpos, dos territórios e seus modos de existir e combater a colonialidade será ponto de partida para reflexões do mestre quilombola Nego Bispo.

Nego Bispo é uma das principais vozes do pensamento das comunidades tradicionais do Brasil. Morador do Quilombo do Saco-Curtume, no Piauí, ele é poeta, escritor, professor, ativista político e militante do movimento social quilombola e de direitos pelo uso da terra. É ainda um dos principais críticos do modo como os povos originários e os afrodiaspóricos são tratados no Brasil.

Sobre o projeto Diversos 22 Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evoca celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente. A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022.