O que significa procurar os vários Brasis em 2022? De 28 de junho a 7 de julho, o Sesc Pinheiros realiza o seminário “Brasis – Territórios Dissonantes” , com a proposta de revisitar e atualizar, de uma perspectiva crítica e provocativa, as narrativas em torno da construção de nossa identidade e os cruzamentos históricos entre dois eventos tão relevantes para o Brasil atual: os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e os duzentos anos da Declaração de Independência do Brasil.

A programação é formada por mesas, conferências e intervenções artísticas e integra a ação em rede “Diversos 22: projetos, memórias, conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo.

PROGRAMAÇÃO – 28 DE JUNHO 18h às 19h30 – ENCONTRO: AS ARANHAS, OS GUARANI E ALGUNS EUROPEUS
Notas para descolonizar o inconsciente e livrá-lo da peste fascista
Com Suely Rolnik | Mediação: Sesc São Paulo.

Um sistema político-sociocultural, seja ele qual for, não é uma abstração, mas se encarna em determinados modos de existência que resultam do regime de inconsciente que lhe é próprio. Tal regime é responsável pela produção de um certo tipo de subjetividade e da forma de sociedade que com ele se tece, o que dá ao referido sistema sua consistência existencial, sem a qual não se sustentaria. É nesta esfera, micropolítica, que um sistema se produz e se reproduz. Impossível combater cenários distópicos (como este de agora, causado pela peste fascista) sem enfrentar o regime de inconsciente dominante. É para este enfrentamento, micropolítico, que serão apresentadas sugestões baseadas em certas ressonâncias entre as aranhas, os Guarani e alguns europeus.

Suely Rolnik é psicanalista, crítica de arte e cultura, curadora. É professora titular da PUC-SP e, desde 2007, docente convidada do Programa de Estudios Independientes do Museu de Arte Contemporáneo de Barcelona. Sua investigação enfoca as políticas de subjetivação em diferentes contextos, abordadas de um ponto de vista teórico transdidsciplinar e indissociável de uma pragmática clínico-política.

20h às 20h15 – ABERTURA INSTITUCIONAL Abertura institucional contextualizando o Seminário Brasis: Territórios Dissonantes no âmbito das ações do Diversos 22.

20h15 às 20h30 – ABERTURA-MANIFESTO
Com DJ KL Jay
O DJ dos Racionais MC’s apresenta uma narrativa em ritmo e poesia sobre o Brasil, mixando músicas, trechos de falas e sonoridades variadas para criar uma enunciação musical que represente um olhar negro e periférico sobre a história do país. O artista costura referências clássicas e improvisação em um setlist exclusivo que ressalta o olhar da cultura Hip Hop, uma das mais importantes expressões periféricas do país, sobre a realidade contemporânea.

DJ KL Jay é integrante do Racionais MC’s, tem 15 álbuns lançados e 35 anos de carreira como DJ, produtor musical e VJ. Representante da “velha escola” do Hip Hop paulista, é considerado a maior referência na área, tendo contribuído nos mais importantes trabalhos do gênero.

20h30 às 22h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: QUEM INVENTOU O BRASIL?
Com Cida Bento | Provocação: Thiago Amparo
A conferência convida a refletir sobre os imperativos de descolonização do pensamento na contemporaneidade e como organizações político-culturais contra hegemônicas atuam na desconstrução de narrativas hierárquicas de gênero, raça, posição e orientação sexual, classe e origem.

Cida Bento é doutora em Psicologia, defendeu a tese intitulada “Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. É conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Foi professora visitante na Universidade do Texas e, em 2015, foi eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes no mundo da diversidade.

Thiago Amparo é professor de direitos humanos e discriminação na FGV. Possui mestrado em direitos humanos e justiça internacional, e doutorado em direito constitucional comparado pela Central European University (Budapeste). Foi pesquisador visitante na Columbia University em Nova York. Estuda políticas de diversidade, discriminação, direito internacional dos direitos humanos e direito constitucional comparado. Coordena a área de diversidade da FGV Direito SP e o Núcleo de Justiça Racial e Direito (FGV Direito SP). Escreve semanalmente para o jornal Folha de São Paulo.

Sobre o projeto Diversos 22 Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evoca celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente. A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022.