Este ciclo propõe um olhar renovado e compreensivo sobre o modernismo brasileiro a partir de estudos recentes. No formato de mesas de debate, os 6 livros aqui propostos são apresentados por seus/suas autores/as e comentados por pesquisadores/as da área, num diálogo que almeja realçar e discutir os flancos ousados ou inéditos de abordagem do objeto.

Livro: Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira (Edusp)
Autora: Ana Paula Cavalcanti Simioni (USP).

Comentadores: Maria de Fatima Morethy Couto (Unicamp) e Tadeu Chiarelli (USP).

Mediador/a: Andréa de Araújo Nogueira (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc)

Com Ana Paula Cavalcanti Simioni, professora do IEB/USP, autora entre outros de: “Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras, 1884-1922” (EDUSP/ FAPESP, 2008). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre arte e gênero no Brasil.

Com Maria de Fatima Morethy Couto, professora livre-docente de História da Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado em História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne).

Com Tadeu Chiarelli, professor sênior junto ao Programa de Pós-Graduação da ECA/USP. Coordenador do Grupo de Estudos Arte&Fotografia ECA/USP. Foi curador-chefe do MAM-SP (1996-2000) e diretor do MAC/USP (2015-2017).

Com Andrea de Araújo Nogueira, Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Integra como Pesquisadora Colaboradora o Grupo de Pesquisa “As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930-1960)” com o estudo sobre a produção de Hilde Weber (1913-1994). Coordenação do Prof. Dr. Elias Thomé Saliba no Departamento História/ USP. Atual Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.