O curso procura abordar a noção de modernismo e do seu imaginário com o público idoso por meio de inúmeras áreas do conhecimento, como: artes plásticas, história da cultura, sociologia, filosofia e literatura.

A proposta dos encontros é de expandir a visão dos participantes sobre o centenário da chamada Semana de 22, que ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, e boa parte do contexto histórico que ela gestou.

Busca-se mostrar que a construção desse modernismo não se restringe e nem é exclusiva a um evento e/ou local específicos, pelo contrário, a concepção de modernismo abarcou uma pluralidade de discursos em todo o território brasileiro.

O curso é composto por três aulas on-line e por uma última presencial* (visita à exposição Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil, que acontece no Sesc 24 de Maio de 16 de fevereiro à 7 de agosto de 2022.

*Os participantes se encontrarão diretamente no local).

Hildon Vital de Melo possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2014). É professor com mais de dez anos de experiência com diversos públicos, também atua como guia cultural em visitações a museus, exposições e centros culturais.