Lembrança brasileira: uma seleção pitoresca de imagens (2021), curta metragem que explora a dinâmica crítica de representações difundidas por artistas viajantes, especialmente aquelas relativas a corpos de mulheres negras, em correspondência com imagens produzidas por artistas modernistas. A obra explora possibilidades de entendimento intersubjetivo das iconografias e a projeção dessas imagens, visto que elas povoam o imaginário social por meio de sua contínua repetição.

A exibição será seguida de bate papo sobre a obra e suas conexões, com mediação de Horrana de Kassia.

Ficha Técnica
criação e concepção Val Souza
operação de som e vídeo Otavio Portela
colaboração artística Leda Maria Martins

Val Souza (1985) nasceu em São Paulo, atualmente vive entre São Paulo e Salvador. Sua prática artística tem influência pelo estudo da filosofia, dos estudos culturais e de um forte interesse pela história e iconografia das mulheres negras. Trabalhando com performance, fotografia, vídeo e instalação, suas obras utilizam a exploração contínua da autoexposição e da subjetividade numa espécie de jogo entre desejo, voyeurismo e sexualidade. Atualmente é bolsista do Instituto Moreira Salles – Bolsa ZUM 2020.

Horrana de Kássia Santoz possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atua desde 2007 no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus e espaços culturais, como, arte-educadora, mediadora, pesquisadora, assistente de produção e assistente de curadoria. Integrou o programa Fábricas de Cultura, entre 2013 até 2017, como assistente artístico-pedagógica e supervisora artístico-pedagógica. De 2017 a 2021, atuou no núcleo de Mediação e Programas Públicos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) organizando a programação de cursos do MASP Escola, além de ser curadora da sala de vídeos do MASP, entre 2018 e 2020. Atualmente como Curadora de Pesquisa e Ação Transdisciplinar Coleção Ivani e Jorge Yunes, é responsável pela programação pública da Pinacoteca de São Paulo e do desenvolvimento de projetos transdisciplinares entre as duas instituições.