Aproveitar as comemorações do centenário da Semana de 22 para revisitar nossa história, na ânsia de descortinar nossas brasilidades, tem sido uma ótima oportunidade para iluminar trajetórias que ficaram à sombra das narrativas dominantes. Neste sentido, o Sesc Ideias traz hoje a atuação de três mulheres brasileiras que tiveram papéis importantes não somente em seus respectivos campos artísticos, mas também na rede de sociabilidades modernista dos anos 1920 e 1930 e que seguem pouco conhecidas. Ana Paula Simioni traz a contribuição da artista Regina Gomide Graz para o modernismo no Brasil; Isabel Bertevelli fala sobre a cantora e folclorista Elsie Houston; e Marina Cherchiaro aborda a artista plástica Adriana Janacópolus.

Com Ana Paula Cavalcanti Simioni, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado-sandwich pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002. É professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e membro do Instituto d´Etudes Avancées de Nantes.

Com Isabel Bertevelli, mestre em Arte/Música pelo Instituto de Artes da UNESP (IA-UNESP), atuou como professora, se especializando no ensino de música para pessoas com deficiência e Musicografia Braille. É professora colaboradora do projeto “Música para todos”, do IA-UNESP. Desde 2010 atua como Educadora do Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo.

Com Marina Mazze Cerchiaro, doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela École Normale Supérieure de Paris. É pós-doutoranda no Museu de Arte Contemporânea da USP e coordenadora de projetos e publicações da Rede de Arquivos de Mulheres.

Apresentação e mediação: Flavia Prando, doutora em música pela ECA/USP e pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP).