Sob a forma de uma série online de quatro mesas-redondas, o projeto prevê uma articulação inovadora entre o movimento modernista no Brasil e o fenômeno do futebol. Este, no início da década de 1920, já constituía uma modalidade esportiva popular, integrada ao discurso da identidade nacional ao menos desde 1919, quando da conquista do III Campeonato Sul-Americano de 1919, comemorado de forma coletiva e entusiástica pela população.
A proposta das gravações é mostrar as inter-relações entre as duas áreas da vida coletiva brasileira, a cultural e a esportiva, de modo a mostrar como, ao contrário da suposição que as coloca na condição de esferas distantes e apartadas entre si, os escritores e os artistas da Semana de 1922, junto àqueles surgidos na esteira do modernismo naquele decênio e nos anos 1930 e 1940, lançaram um olhar para a prática futebolística e produziram obras artísticas - crônicas, poemas, contos, pinturas, romances, roteiros de filmes, etc. - sensíveis aos significados sociais e estéticos de um jogo coletivo e popular.
Mesa 1 - 15/2 - terça, às 18h30
Mediação: Daniela Alfonsi.
- Os escritores e o futebol antes da Semana de Arte Moderna com André Mendes Capraro.
- O futebol na poesia modernista de Oswald de Andrade com Bernardo Buarque.
Mesa 2 - 17/2 - quinta, às 18h30
Mediação: Daniela Alfonsi.
- Mário de Andrade, a música e o futebol com José Geraldo Vinci de Moraes.
- Pinturas modernistas: os esportes nas telas de Ismael Neri, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Vicente do Rego Monteiro com Evandro Nicolau.
Mesa 3 - 22/2 - terça, às 18h30
Mediação: Bernardo Buarque.
- Futebol e arte sob o olhar irreverente do chargista com Marcelino da Silva Rodrigues.
- Raízes do futebol-arte: Gilberto Freyre e Mário Filho com Leda Maria da Costa.
Mesa 4 - 24/2 - quinta, às 18h30
Mediação: Bernardo Buarque.
- Nelson Rodrigues e a crônica esportiva moderna com José Carlos Marques.
- Adeus, modernismo? Os escritores contemporâneos e as narrativas pós-modernas do futebol com Gustavo Cerqueira Guimarães.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.