Das margens do Ipiranga aos salões do Theatro Municipal, te convidamos a passear por dois marcos da história do Brasil: o Centenário da Semana de Arte Moderna (1922) e o Bicentenário da Independência do Brasil (1822).  

Com uma programação que se estenderá até setembro de 2022, a ação Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões, do Sesc São Paulo, pretende refletir criticamente sobre esses episódios históricos, tendo em vista os atuais projetos de Brasil, ou Brasis, como canta o rapper Rapadura neste vídeo de abertura do projeto. 

O projeto iniciou em setembro de 2021 com a realização do Seminário Diversos 22: Levantes Modernistas. Assista aos encontros: 

Em dezembro de 2021, mais novidades: o cantor Nei Lopes abriu a série ManiFesta Digital 22 na Encruzilhada. O Selo Sesc lançou na plataforma Sesc Digital o conjunto de CDs Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna. O CineSesc recebeu a Mostra de Cinema Novas Percepções, e o Centro de Pesquisa e Formação Sesc realizou uma série de ações formativas, entre elas o curso on-line Diversos 22: Modernismo Musical no Brasil

Ao longo de todo este ano o Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões contará com seminários e cursos, festivais, programas musicais e audiovisuais, exposições artísticas e documentais, espetáculos em diferentes linguagens, publicações e reedições de obras literárias, com o objetivo de refletir criticamente sobre as movimentações instauradas por esse evento histórico, direcionando um olhar para as inquietações e urgências do presente, tendo em vista os atuais projetos de Brasil.    

Conheça parte da programação que envolve atividades de literatura, audiovisual, cursos, música e artes visuais. 

Refestália

O Refestália acontece de 17 a 20 de fevereiro e marca o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Em nove Unidades do Sesc na cidade de São Paulo – 24 de Maio, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Consolação, Interlagos, Ipiranga e Itaquera –, o público poderá participar de ações que resultam da intersecção entre diferentes linguagens artísticas para celebrar e refletir sobre este marco na história do Brasil.  

Saiba mais sobre o Festival e conheça a programação

ManiFesta Digital 22 na Encruzilhada  

Qual a sua opinião sobre os 100 anos Semana de 22?   
Como você compreende os 200 anos da Independência do Brasil?  
  
A partir dessas duas questões, o Sesc convidou artistas, pensadores e realizadores a manifestarem seus pontos de vista, percepções e opiniões. O resultado é a série  ManiFesta Digital 22 na Encruzilhada, composta por 22 vídeos curtos que trazem olhares de diferentes campos artísticos e regiões do país.   

Frame do vídeo-manifesto de Tieta Macau

O primeiro deles é do sambista carioca Nei Lopes, que apresenta um samba feito especialmente para o projeto. Há ainda ‘vídeos-manifestos’ de nomes como Aretha Sadik, Jhonny Salaberg, Leda Maria Martins, Linn da Quebrada, Milton Hatoum, o grupo teatral Ói Nóis Aqui, Tião Carvalho, entre outros.  

Acompanhe a série completa 

Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna – Selo Sesc   

Com um conjunto de 4 CDs e livreto, o Selo Sesc apresenta, em formato digital, o Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna. Idealizado por Claudia Toni, Flávia Camargo e Camila Fresca, e direção musical de Cláudio Cruz, o conjunto livreto e CD reúne, pela primeira vez na história, a íntegra das obras que foram apresentadas nos três dias da Semana de Arte Moderna de 1922. Todo o material será disponibilizado gratuitamente para ser lido e ouvido neste link.    

O conjunto traz ainda um livreto com trechos de conferências e poemas lidos durante a semana e que não obtiveram ampla divulgação. O projeto conta com a interpretação do maestro e violinista Cláudio Cruz e do pianista Cristian Budu, com as participações de Ricardo Castro (piano), Antonio Meneses (violoncelo), Mônica Salmaso (canto), Homero Velho (barítono), Ana Valéria Poles (contrabaixo), Claudia Nascimento (flauta), Ovanir Buosi e Luca Raele (clarinetes), Douglas Braga (saxofone), Liuba Kletsova (harpa), Marcos Aragoni (piano) e o Quarteto Carlos Gomes.   

Lançamentos de livros  
As Edições Sesc São Paulo também preparam uma série de lançamentos: a coletânea “Semana de 22: Olhares críticos”, uma coedição da Edições Sesc São Paulo e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP; “Mario de Andrade, epicentro”, do autor Mauricio Trindade da Silva, que analisa a correspondência entre Mario de Andrade e o Grupo dos Cinco (Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti); “Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (1915-1945)”, de Thiago Gil de Oliveira Virava, que investiga a posição das artes visuais na experiência intelectual e criativa do poeta e escritor modernista; “Modernismo: o lado oposto e os outros lados”, de Elias Thomé Saliba; e “São Paulo na disputa pelo passado: o monumento à Independência, de Ettore Ximenes”, da autora Michelli Monteiro. 

Artes Visuais  
Sesc 24 de Maio recebe, entre fevereiro e agosto de 2022, a exposição “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”, que reflete sobre as diversas iniciativas modernistas no Brasil para além da década de 1920, com obras do final do século 19 e meados do século 20. A mostra conta com a curadoria de Aldrin Figueiredo, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos, Raphael Fonseca e consultoria de Fernanda Pitta.  

Cursos 
O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc tem preparado uma extensa agenda de cursos, encontros e bate-papos. Entre eles está o Diversos 22: Modernismos Nordestinos – Ecos da Semana de 22. O ciclo de seis encontros reúne ensaístas, críticos, historiadores, autores e autoras de diferentes linguagens para discutir não apenas as singularidades regionais elaboradas na primeira metade do século 20 como também as leituras contemporâneas feitas dos muitos modernismos por criadores de várias gerações em atuação nos nossos dias. 

E muito mais ainda está por vir!  

Acompanhe a programação em www.sescsp.org.br/diversos22.