Em fevereiro de 1922 o Teatro Municipal, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo foi palco do evento cultural que mudou para sempre os rumos das práticas culturais no país: A semana de arte moderna, que marcou o início do modernismo no brasil e a ruptura com os movimentos anteriores.

Passados 100 anos, a alguns metros dali, o Sesc 24 de Maio, projetado por outro ícone da arquitetura brasileira: o capixaba Paulo Mendes da Rocha, apresenta em primeira mão a exposição "Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil".

Sob a curadoria dos pesquisadores Aldrin Figueiredo, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos, Raphael Fonsecae consultoria de Fernanda Pitta, a mostra traz cerca de 650 obras de 200 artistas e integra a ação em rede do Sesc São Paulo, Diversos 22 –Projetos, Memórias, Conexões, em razão das efemérides do centenário da Semana de Arte Moderna e do Bicentenário da Independência do Brasil.

E visa ampliar a noção de arte moderna no Brasil.

 

Que Raio é esse?

Inspirado por um estilo arquitetônico encontrado em fachadas de casas antigas de Belém (PA), composto pela justaposição de azulejos quebrados formando desenhos geométricos, angulados e coloridos, que lembram setas,

bumerangues e raios, conhecido como “raio-que-o-parta”, o provocativo título da exposição ainda faz referência à expressão popular "vai para o raio-que-o-parta", que consiste em mandar algo ou alguém para longe, em uma alusão à diversidade de artistas de várias regiões do país, cujas obras compõem o acervo da exposição.

A exposição pretende levar ao público a certeza de que a noção de Arte Moderna, no Brasil, é tão diversa quanto as múltiplas culturas, sotaques e narrativas que compõem um país de dimensão continental e vai além dos anos 20, ultrapassando os limites geográficos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para tanto, o trabalho dos pesquisadores e curadores da mostra foi dividido em quatro núcleos: "Deixa Falar", "Centauros Iconoclastas", "Eu vou Reunir, Eu vou Guarnecer" e "Vândalos do Apocalipse", que propõem uma imersão no espaço e no tempo histórico e social das artes modernas brasileiras e desafiam a versão canônica de uma modernidade paulistocêntrica.

O título de cada núcleo, assim como da própria exposição, faz alusão às manifestações artísticas existentes no país.

Afinal, se o raio há de partir, conforme título dado à exposição, que seja para trazer à tona as distintas ficções da modernidade, oferecendo ao público presente um contexto diverso e heterogêneo da pulsante arte moderna brasileira.

Além de desenhos, pinturas e esculturas, o projeto traz exemplos importantes de fotografia, cinema, revistas ilustradas, música e documentação de ações efêmeras, essenciais para ampliar a compreensão das muitas modernidades presentes no Brasil.

A exposição está aberta ao público de 16 de fevereiro a 7 de agosto de 2022, no 5º andar do Sesc 24 de Maio, de terça a sábado, das 10h as 20h; e de domingos e feriados, das 10h às 18h.

Mas, afinal, o que significa o título da exposição?

Dois dos curadores, Raphael Fonseca e Aldrin Figueiredo, explicam no vídeo abaixo.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

– Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

– Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QRCode na entrada da atividade.

O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

 

Serviços e ficha técnica:

Curadoria: Aldrin Figueiredo, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos e Raphael Fonseca

Curadoria-geral: Raphael Fonseca

Curadores-assistentes: Breno de Faria, Ludimilla Fonseca e Renato Menezes

Consultoria: Fernanda Pitta

Acessibilidade

A exposição possui recursos de acessibilidade que estão a disposição do público para acesso livre e autônomo.

 

Educativo

Visitas mediadas para o público espontâneo

Sábado e domingo, às 11h e 15h. Duração de 40 min.

Visitas para grupos agendados

Terça a quinta, às 10h30, 14h30 e 18h30. Duração de 1h30.

Agendamento através de contato prévio pelo email agendamento.24demaio@sescsp.org.br

 

Para mariores informações, acesse aqui.

Para conferir o catálogo da exposição, acesse: